Home / Artigos / Empresas aderem ao VoIP para baixar custos

Empresas aderem ao VoIP para baixar custos

Empresas aderem ao VoIP para baixar custos

Diário do Grande ABC
A redução de custos operacionais com ligações telefônicas popularizou a utilização de softwares que executam chamadas por meio de tecnologia de voz sobre protocolo de internet (VoIP, sigla em inglês). O impacto financeiro nas contas de telefonia fixa cresce aos olhos principalmente de pequenos e médios empresários. Segundo especialistas da área de TI (tecnologia da informação), as ferramentas de VoIP geram economia média de 30% nos gastos com telefonia, e, em alguns casos, a redução de custos pode alcançar picos de até 70%.

Softfones como Skype, MSN e ICQ conquistam a cada dia novos usuários domésticos e empresariais. Esses programas livres permitem comunicação de voz mediante conexão de internet, sobretudo em banda larga. A comunicação estabelecida entre softfones de mesma companhia tem custo praticamente zero ao usuário, que arca só com o valor do serviço do provedor.

Além de estabelecer comunicação entre softfones, esses programas mundialmente conhecidos também permitem a realização de chamadas para a rede pública de telefonia fixa. No entanto, o usuário tem necessariamente de comprar créditos nos sites das operadoras. Mesmo pagando por essas ligações, os usuários têm vantagens porque o custo é inferior ao de operadora de telefonia tradicional.

O professor do curso de Ciência da Computação da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Denis Garbos, explica que as empresas operadoras de softfones possuem provedores instalados em pontos geográficos estratégicos.

“Para valer a pena antes de cair na rede pública de telefonia, a empresa precisa ter provedores no país inteiro para baratear o custo da ligação”, explica Garbos. Essas vantagens financeiras atraem pequenos e médios empresários do Grande ABC. A Andy e Cia, de Santo André – empresa especializada em montagem de videolocadoras –, tem intensificado a utilização de softfones livres desde o começo deste ano. “Só não usamos mais porque muitos de nossos clientes não têm acesso. O Skype e o MSN são ferramentas importantes para reduzir gastos”, diz a proprietária Andréia Ribeiro.

A Andy e Cia equipa videolocadoras em todo o território nacional, oferecendo suporte a clientes de cidades como Macapá, São Luiz e Rio de Janeiro. Com as novas ferramentas, a empresa de Andréia está sempre on-line. “Montamos lojas no Brasil inteiro e, quando precisávamos falar com clientes, o custo era alto. A economia com telefone é de aproximadamente 20% porque não são todos que têm acesso”, diz Andréia.

PABX – A German Engenharia, de Mauá – empresa prestadora de serviços em engenharia química, petroquímica e alimentícia –, utiliza tecnologia VoIP há dois meses. Priscilla afirma que a German não tem como informar o percentual de redução, no entanto ressalta que em ligações DDDs a economia chega a 50%.

A Tutor Informática, de Mauá, também faz uso da tecnologia VoIP. A empresa de suporte técnico utiliza os softfones Skype e Voxfone (este de empresa brasileira com sede em Americana). “De Voip para Voip é gratuito. E de Skype para Skype também é gratuito. Pagamos apenas o custo da banda larga. Com o Voip se quisermos ligar para fixo ou celular, podemos adquirir crédito em real”, explica Sérgio de Almeida, sócio proprietário. Com Voip, Almeida diz economizar 50% nas ligações DDD e celular.

Novidades tecnológicas aquecem setor

Do Diário do Grande ABC

Empresas do ramo de tecnologia da informação estão atentas ao crescimento das chamadas telefônicas por VoIP. De olho nesse filão, desenvolvem soluções tecnológicas para expandir o serviço no país. Empresas como, Leucotron, Trellis e Dynacom lançaram no mercado de telecom novidades para impulsionar o segmento.

As apostas são aparelhos telefônicos que podem ser plugados no computador, adaptadores de PABX para distribuição das ligações a todos os ramais e os telefones IPs que funcionam sem a necessidade de PCs. As empresas afirmam que a instalação de terminais proporciona mais qualidade e privacidade.

Sobre Todos de TI

Veja também

controlador primário de domínio (PDC).

Como configurar Servidor Samba como controlador primário de domínio (PDC).

O objetivo desse roteiro é mostrar como configurar um servidor Samba PDC compartilhando o diretório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ