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SEO: Como colocar sua Loja Virtual na primeira página do Google

Este mês a Revista W comemora 15 anos e nesta edição especial, o diretor Tiago Buzatto participa com uma matéria muito especial falando sobre SEO para e-commerce.

1) De uma forma bem objetiva: o que é SEO?

SEO é o termo utilizado no mercado que significa Otimização de Site para Buscadores. Através da aplicação dessa técnica consegue-se ter seu site/e-commerce bem posicionado nos buscadores, sua loja com conteúdos relevantes, melhoria na performance e usabilidade para seu consumidor.

 

2) Qual o seu papel para sites de e-commerce? (Por que é importante investir em SEO para uma loja virtual?)

O papel fundamental da aplicação do SEO em um e-commerce é de suma importância para as lojas que querem se diferenciar e competir em alto nível com seus concorrentes que estão melhores posicionados nos buscadores. Em termos gerais, quando o SEO é bem aplicado, o e-commerce consegue um melhor ranqueamento/posicionamento nos mais diversos buscadores e assim atraindo muitas visitas pra sua loja virtual. Consequentemente, quanto mais visitas, maiores as chances de venda.

Vale lembrar que o SEO tem por objetivo atrair um público bem qualificado, pois são otimizados os termos mais importantes do e-commerce, podendo ser um serviço ou produto.

O SEO pode ser aplicado em lojas de todos os tamanhos e tipos, basta ter o profissional certo atuando.

 

3) Quais são os conceitos e pontos essenciais que um gestor de e-commerce precisa saber sobre o assunto?

O papel do gestor no acompanhamento dos trabalhos de SEO é fundamental, pois para atingir um nível de qualidade é necessário também utilizar a marca da empresa e torna-la referência para o mercado e seu público-alvo. O gestor tem que saber exatamente onde, como e quando sua marca e produtos estão sendo explorados e divulgados.

O foco do gestor não deve ser na parte técnica envolvida, mas sim no objetivo claro do que se deseja, em quanto tempo e da forma que está sendo realizado o trabalho. Consultar relatórios, análises e sempre pedir explicações sobre os pontos que deixarem dúvidas.

Desta forma o gestor precisa compreender também que os buscadores mudam constantemente suas regras e que um trabalho bem feito de SEO pode demorar de 1 a 3 meses para começar a dar os resultados desejados.

 

4) Investir em SEO para e-commerce é caro? Quanto mais ou menos é o gasto inicial com isso? (Principalmente falando para pequenos e médios)

Isso varia de agência/profissional, tem empresas que cobram por hora, outras fazem pacotes de serviços, existem empresas que cobram por serviços pontuais, outras fecham um contrato de período e cobram mensalmente, empresas que só aceitam a conta dependendo do volume de vendas e receita da sua loja virtual, por fim empresas que cobram por etapa concluída e por percentual de resultados pré-acordado.

Quando falamos sobre valores de algum serviço o gestor deve mensurar a dificuldade aplicada para  realizar cada etapa do trabalho. Antes do orçamento, o profissional deve avaliar a “saúde” da loja em termos de SEO, assim como todos os pontos externos à loja para então diagnosticar os processos e etapas que serão utilizadas naquele projeto.

Normalmente projetos simples podem ter seu orçamento iniciado em R$ 1.500,00, para trabalhos bem pontuais e básicos com duração de 1 a 2 horas dedicadas, podendo chegar a mais de 50 mil / mês já se falando de técnicas bem avançadas em grandes lojas e equipes de trabalho.

 

5) Há diversas frentes quando o assunto é e-commerce (palavras-chave, links patrocinados, anúncios). Quais as particularidades de cada uma?

Sim, há diversos meios para se atingir o mesmo objetivo. O importante é compreender o que se quer, qual o prazo, qual o público-alvo, o potencial, o retorno e o investimento necessário para cada tipo de meio de comunicação.

Palavras-chave, pode ser trabalhadas em SEO, links patrocinados, geração de conteúdo e até mesmo em publicidade gráfica (banners por exemplo).

Links Patrocinados, como o próprio nome diz, é quando o lojista paga para que sua loja seja divulgada. Normalmente a forma de cobrança é o CPC (custo por clique), assim que sua propaganda aparece e alguém clica é cobrado o valor pré-estabelecido por aquele clique. Existe também o formato CPM (custo por mil), onde o anunciante paga a cada mil visualizações da sua propaganda. Para anunciar, o empreendedor pode investir em buscadores, redes sociais, programas para computador e em aplicativos móveis. Há uma gama enorme de empresas que cobram para publicar sites e e-commerces no formato de links platrocinados.

Anúncios, podem ser em diversos formatos, como banners animados ou estáticos, postagens ou matérias pagas, em vídeos entre outros.

 

6) Muitos especialistas apontam o SEO como uma estratégia de performance, que gera tráfego e resultado para o lojista. Por outro lado, investir só nisso é um erro?

Assim como a principal regra dos investimentos é a diversificação, ela também se aplica na internet

Nada conta investir em só meio de comunicação, porém é importante salientar como dissemos anteriormente que cada meio serve para atingir um determinado público-alvo ou objetivo e para completar os demais meios.

O trabalho aplicado em SEO costuma ser bem duradouro comparado a outras maneiras de se trazer tráfego pra sua loja, uma vez realizado e mantido de forma correta com objetivos bem traçados, alcançam ótimos resultados, tanto em acessos quanto em vendas como já foi comprovado por nós e pelos bons profissionais do ramo.

 

7) As estratégias de SEO de uma loja virtual devem ser acompanhadas diariamente ou o gestor pode implementar o seu SEO e acompanhá-lo, por exemplo, apenas em períodos de eventos como Dia das Mães e Natal?

SEO é um trabalho diário, não deve parar. Já acompanhamos casos que muita coisa mudou da noite para o dia e se não estivéssemos acompanhando, certamente o cliente teria problemas sérios. Então sugiro sim, o lojista realizar um contrato por período para que a agência ou profissional possa cuidar do seu projeto de maneira eficaz e comprometida.

Quando falamos de datas especiais em SEO, são trabalhos que devem começar muito tempo antes (no mínimo 03 meses) para que o resultado pretendido seja alcançado. E nesse caso sim, há um acompanhamento durante o período contratado.

8) O conteúdo de uma loja virtual (textos, imagens, vídeos) também influencia no SEO?

Certamente. O SEO quando trabalhado focando as áreas internas da loja é chamado de SEO Onpage, assim são levados em consideração tanto aspectos técnicos quanto conteúdos.

Uma vez o e-commerce preparado para receber seu conteúdo, seja institucional ou resenhas dos produtos, o trabalho de SEO entra em ação, criando, modificando e ajustando os textos, imagens e vídeos para que unidos possam criar uma sintonia única na internet e fazendo com o que os buscadores possam entender que aquele conteúdo possui qualidade e merece um destaque, assim posicionando aquela página frente aos concorrentes.

É importante dizer ainda que o conteúdo bem feito, seguindo as boas práticas também ajudam a diminuir os custos com links patrocinados nos formatos de CPC (custo por clique) em alguns buscadores.

9) No caso de contratar um serviço terceirizado para cuidar disso, quais são os pontos de atenção?

O gestor precisa estar muito atento no profissional e empresa que contrata. Com o crescimento do e-commerce no Brasil, também aumentaram a quantidade de ofertas de serviços em marketing digital, sejam as próprias empresas como cursos e gurus, que por muitas vezes deixam a desejar na hora de realizar um bom trabalho.

Por isso o Gestor precisa ficar atento a estes fatores:

 

Consultoria

  • Se contratou um consultor de e-commerce, veja se ele tem conhecimento de SEO, para poder indicar um bom fornecedor.
  • Veja se este consultor realiza alguma análise de SEO do seu site ou do concorrente.

Plataforma

  • Muitas plataformas exploram em seu marketing que são otimizadas em SEO (CUIDADO);
  • Analise se as URLs são amigáveis (endereços das páginas devem ser fáceis de ler, ex. www.seusite.com.br/produto-bom.html);
  • Veja ao colocar o mouse sobre uma imagem sem clicar aparece escrito o título da imagem;
  • Solicite acesso a um Painel Administrativo da plataforma de demonstração, certifique-se que no cadastro do produto existem campos exclusivos para SEO como:
    • Título
    • Descrição
    • Keywords (Palavra Chave)
    • Titulo da imagem
  • Algumas informações técnicas são importantes na hora da contratação:
    • A performance da plataforma e tipo de servidor (isso influencia muito no posicionamento da sua loja)
    • Se a plataforma utiliza algum sistema de Compressão de arquivos
    • A plataforma não deve conter animações em Flash
    • A plataforma tem que gerar e exportar o Sitemap (mapa dos links da loja)da loja em XML

 

Agência

O gestor tem que tomar a devida atenção:

  • Entrar em contato com clientes que a agência está atendendo e perguntar qual está sendo sua experiência, seu posicionamento, atendimento e outros;
  • A agência tem que trazer inovações,  ex: Criação de infográficos, Criação de Matérias, sugestões de vídeos etc.
  • A agência tem que oferecer um suporte para que o gestor possa entender melhor sobre as informações e dados de relatório que está acompanhando;
  • A Agência tem que apresentar separadamente o resultado que está acontecendo devido ao trabalho de SEO de outras ações de marketing.

 

Para fazer Download da matéria publicada na revista CLIQUE AQUI

Sobre Everton Lima

Gestão de TI com alinhamento estratégico. Gestão de Projetos em PMO. Empowerment de equipe de TI. Ávido por soluções integradas, programção e Analytics (B.I.). Vinte anos de experiência mescladas em iniciativa privada e pública.

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