Home / Artigos / O que é ROI?

O que é ROI?

Descubra se seus investimentos estão valendo a pena

ROI, ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios usado para identificar retornos financeiros, tanto passados como potenciais. Empreendedores e executivos olham para o ROI de um projeto pois ele indicará o quanto tal projeto foi ou será bem-sucedido. Ter uma noção clara desses dados ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa. Pensando nisso, abaixo exploraremos as definições de ROI, ROMI, suas aplicações e técnicas de medição.

O que é ROI?

O retorno sobre investimento é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou.

O ROI lhe dirá se você está usando seu dinheiro de forma inteligente. Investidores profissionais avaliam o potencial ROI de uma empresa comparado com outros investimentos que ele poderiam fazer. Por exemplo, você pode ter um retorno melhor investindo na empresa do seu sobrinho ou seria melhor partir para o mercado de ações?

A fórmula mais simples para se calcular o ROI é:

roi

 

O que é ROMI

As possibilidades de aplicação de ROI são imensas e criaram uma métrica muito abrangente. Atualmente, ele é usado praticamente para tudo. Assim, os profissionais de marketing desenvolveram outra sigla especial para ações de marketing: ROMI.

ROMI significa Return On Marketing Investment e é calculado comparando os ganhos da empresa contra o o investimento feito apenas em marketing. Com isso é possível estabelecer dados mais precisos sobre como o departamento de marketing está afetando o desempenho do negócio e assim otimizar os gastos.

Mas por que calcular seu ROI?

O ROI serve de medida para avaliar o desempenho de um investimento. Dessa forma, é possível entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Lojas virtuais por exemplo, terão lucros maiores no fim do ano, perto do Natal, o que afetará o ROI.

[su_button url=”http://blog.todosdeti.com.br/2015/08/28/como-maximizar-seu-roi-ao-escolher-um-software-corporativo/”]Veja um exemplo de ROI[/su_button]

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/roi/

Sobre Everton Lima

Gestão de TI com alinhamento estratégico. Gestão de Projetos em PMO. Empowerment de equipe de TI. Ávido por soluções integradas, programção e Analytics (B.I.). Vinte anos de experiência mescladas em iniciativa privada e pública.

Veja também

Azure Week Experience 2017

26 – 30, Junho, 2017 | Evento Online Azure Week Experience 2017 Confira um dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ