Home / Artigos / ERP / 6 dicas para transformar seu projeto ERP em um case de sucesso

6 dicas para transformar seu projeto ERP em um case de sucesso

Toda empresa, seja ela de qual tamanho ou segmento for, almeja crescer, alavancar resultados, ver sua receita duplicar, triplicar, ter o retorno de todo investimento feito e se tornar referência, esse é o sonho de qualquer empresário e entre os muitos investimentos feitos por uma organização estão os voltados para a automação dos processos, em outras palavras, a implantação de um sistema de gerenciamento, um software ERP (leia aqui o é ERP) ou um módulo novo.

Sabemos que esse é um investimento alto e demanda tempo, mas o que foi projetado lá no início pode não ter o resultado esperado. E por que isso acontece? Os motivos são vários: mau planejamento, execução mal feita, falta de tempo hábil para implantação, profissionais sem qualificação necessária na execução do projeto, entre outras coisas.

ERP- bpm

6 dicas para transformar seu projeto ERP em um case de sucesso

1º Mapeamento

Essa etapa é importante para conhecer o cenário atual da empresa, entender qual é a dificuldade, identificar onde está o problema, a necessidade de treinamento, saber qual é a solução mais adequada. O mapeamento serve também para que o consultor conheça os colaboradores e entenda a dificuldade de cada um no desenvolvimento das suas atividades diárias bem como suas sugestões de melhoria.

2º Definição dos Processos

De posse do mapeamento, agora é a etapa de definir os novos processos que passarão a ser adotados pela empresa de acordo com a necessidade que foi mapeada. Essa fase é extremamente importante, pois em alguns casos é necessário mudar alguns hábitos que costumeiramente eram praticados pelos colaboradores por falta de conhecimento no sistema ou, até mesmo, de domínio da sua área. Esse é o passo em que são apresentadas as novas ferramentas que estarão disponíveis para uso.

3º Treinamento e Capacitação

Logo quando são definidos todos os novos processos para a implantação na empresa, os colaboradores envolvidos precisam ser treinados e capacitados a operar o sistema, cada qual na sua função. Nesse ponto a dedicação de cada um fará toda diferença, pois essa também é a melhor oportunidade para crescer como profissional. O treinamento precisa ser detalhado e preciso com o objetivo de deixar a todos seguros em suas atividades.

4º Implantação

Com todos treinados e preparados, é hora de implantar o sistema e começar a disponibilizar para uso. Num primeiro momento numa base de teste, para que antes seja possível simular toda a operação e ter certeza de que não haverá mais nenhum problema. Posteriormente virar para produção e dar início às atividades oficiais.

5º Simulação da Operação e Virada para produção

Com o sistema ou algum módulo novo implantado, é necessário simular toda a operação envolvida. Nessa etapa tudo aquilo que foi definido no 2º passo precisa ser simulado, essa será a garantia de que tudo está realmente de acordo. Após a realização da simulação completa com todos colaboradores começa finalmente a virar a base para a produção e iniciar as atividades.

6º Acompanhamento

Com o sistema funcionando de forma oficial existe a necessidade de acompanhar toda a operação a fim de garantir o funcionamento correto do sistema ou para atender a qualquer imprevisto que surgir.

Sem dúvidas não é uma tarefa fácil tornar seu projeto num case de sucesso, mas é possível! Se houver a dedicação de todos envolvidos certamente isso ocorrerá. Todas essas etapas citadas foram usadas e aprovadas em diversos projetos e em todos foram bem sucedidos. Com o tempo os resultados de uma boa implantação vão aparecendo e a empresa começa a colher os frutos do investimento bem feito. (Veja o que é Retorno sobre o Investimento, ROI)

Fonte:PTI

Sobre Todos de TI

Veja também

controlador primário de domínio (PDC).

Como configurar Servidor Samba como controlador primário de domínio (PDC).

O objetivo desse roteiro é mostrar como configurar um servidor Samba PDC compartilhando o diretório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ