Home / Artigos / Novo livro brasileiro mostra falha conceitual que atinge todo antivírus

Novo livro brasileiro mostra falha conceitual que atinge todo antivírus

Quatro pesquisadores brasileiros testaram sistemas de antivírus produzidos por cerca 150 fabricantes e descobriram um dado preocupante: todos eles têm uma vulnerabilidade conceitual. O assunto é detalhado no livro “Apoc@lypse: The end of antivírus”, que será lançado durante o evento de segurança it-sa Brasil.

Pesquisadores injetaram testes em produtos de 150 fabricantes, fazendo com que o antivírus destruísse a máquina onde está instalado.

O grupo conduziu testes injetando códigos no sistema e descobriu que todas as ferramentas avaliadas apresentaram falha na “assinatura”. “O erro é conceitual”, sintetiza Rogério Winter, Tenente Coronel do Exército Brasileiro e um dos autores. Para explicar a descoberta, o ele faz uma analogia entre computadores e o organismo das pessoas.

“No corpo humano, existem algumas doenças autoimunes, quando o próprio organismo ataca determinados tecidos. O sistema imunológico destrói o corpo. Chamamos a falha que descobrimos de ‘doença cibernética autoimune’. Conforme você injeta o teste, pode fazer com que o próprio antivírus destrua a máquina onde está instalado”, ilustra.

Winter atribui como uma das causas possíveis para o problema a prática de copiar e colar códigos na construção desse tipo de ferramenta de proteção. Ele cita que hoje existem cerca 30 empresas no mundo que desenvolvem motores de antivírus e muitas dessas estruturas já rodam sem modificações em seus fundamentos há diversas décadas.

A descoberta estampada nas páginas do livro talvez desperte interesse de fabricantes de segurança em ajustar suas ferramentas, especialmente nos alicerces dessas ferramentas para descobrir pontos de falhas. O autor, contudo, não explicita se a vulnerabilidade vem sendo explorada ou não por hackers.

Winter assina a coautoria do livro ao lado de Rodrigo Ruiz, especialista que descobriu a vulnerabilidade Apoc@lypse e como utilizar uma bactéria digital para transportar e inocular o DNA de vírus em sistemas computacionais; Kill Park D. Sc, professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Fernando Amatte, consultor em Segurança da Informação.

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2015/08/31/novo-livro-brasileiro-mostra-falha-conceitual-que-atinge-todo-antivirus/

Sobre Everton Lima

Gestão de TI com alinhamento estratégico. Gestão de Projetos em PMO. Empowerment de equipe de TI. Ávido por soluções integradas, programção e Analytics (B.I.). Vinte anos de experiência mescladas em iniciativa privada e pública.

Veja também

Azure Week Experience 2017

26 – 30, Junho, 2017 | Evento Online Azure Week Experience 2017 Confira um dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ