Home / Artigos / Anatel suspende franquias na internet fixa por tempo indeterminado

Anatel suspende franquias na internet fixa por tempo indeterminado

Pouco a pouco, e após intensa pressão popular, a Anatel está começando a agir como uma agência reguladora de verdade. Ela decidiu suspender as franquias na internet fixa “por prazo indeterminado”, porque o conselho diretor precisa discutir o tema antes.

Então quer dizer que o conselho da Anatel não discutiu os limites que Vivo, NET e Oi querem implementar na banda larga fixa? A agência achou que, como a resolução nº 614/2013 prevê a franquia de consumo, as operadoras poderiam implementá-la sem ninguém reclamar?

De fato, coube ao Ministério Público Federal pedir que a Anatel ofereça estudos técnicos para avaliar o impacto que a franquia mensal de dados terá na internet fixa – isso deveria ser uma iniciativa da própria agência.

Pior: o superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri, esperava por limites na internet fixa desde 2014, e disse este ano que isto pode ser benéfico para os consumidores.

Uma decisão vinda “de cima”

No início da semana, a Superintendência de Relações com Consumidores emitiu um despacho proibindo as operadoras de adotar franquias na internet fixa nos próximos 90 dias. (A Vivo planejava implementá-las a partir de 2017.)

A Anatel queria garantir que as operadoras vão cumprir diversas exigências, como oferecer ferramentas para acompanhar o consumo mensal, e deixar claro nos anúncios a existência e o volume da franquia (se houver).

Agora, a decisão veio “de cima” – do conselho diretor – e suspende as franquias por tempo indeterminado. Mais uma vez, a agência diz que está preocupada com os direitos do consumidor,mas reitera que não proíbe franquias:

A Anatel acompanha constantemente o mercado de telecomunicações e considera que mudanças na forma de cobrança – mesmo as previstas na legislação – precisam ser feitas sem ferir os direitos do consumidor, razão pela qual proibiu qualquer alteração imediata na forma de as prestadoras cobrarem a banda larga fixa.

O comunicado – publicado no Facebook, já que o site da Anatel segue sob intenso ataque DDoS – também lembra que a agência “não proíbe a oferta de planos ilimitados”, sem dizer que a operadora pode cobrar caro por isso.

Ainda assim, o Ministério das Comunicações está elaborando um termo de compromisso para as operadoras, exigindo que elas ofereçam planos com ou sem franquia. A Vivo já aceitou, sem revelar a diferença de preço entre esses planos.

A TIM garante que não terá franquia na internet fixa, oferecida nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Algar Telecom, Cabo, Copel Telecom e Sercomtel também dizem que não vão adotar esses limites mensais.

Fonte: GIZMODO

Sobre Ivon Matos

Veja também

controlador primário de domínio (PDC).

Como configurar Servidor Samba como controlador primário de domínio (PDC).

O objetivo desse roteiro é mostrar como configurar um servidor Samba PDC compartilhando o diretório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ