Home / Artigos / Bacula – Liberdade e Segurança

Bacula – Liberdade e Segurança

Esse é o nosso primeiro post sobre Bacula, uma ferramenta Livre de Backup, muito poderosa para uso corporativo. Porém antes de começarmos deixe eu me apresentar.

Eu me chamo André Telles Ferreira, atuo na área de T.I desde 1992 então tenho 24 anos de área, trabalho com segurança da informação desde 1995 especialmente com UNIX/Linux, no desenvolvimento de estratégias de Filtragem de pacotes, ILM (Information LiveCycle Manager) e ILP (Information LiveCycle Protection), Roteamento Estático e Dinâmico, Políticas de Segurança, Melhores práticas, Criptografia, LDAP, LAMP e WAMP, Proxy e muitas outras atividades de segurança interna/externa e monitoramento de redes. Faço parte da Equipe do Todos de TI e da equipe de desenvolvimento do UBUNTU, junto à Canonical, e sou sócio proprietário da ACTech Service Consultoria em TI de São José dos Campos.

Mas vamos ao que é mais interessante, ao invés de que falar de mim, para quem não conhece está maravilhosa ferramenta de segurança deve surgir a pergunta:

O que é Bacula?

Bacula é um conjunto de programas que permite administrar backups, restauração e verificação de dados em computadores de uma rede de sistemas variados, resumindo o Bacula é uma ferramenta de backup em rede.

Não é uma ferramenta de instalação simples como a tão conhecida Next, next, Finish. Porém é uma solução multi-plataforma, do tipo Cliente Servidor, que é capaz de fazer backup de vários clientes diferentes, permitindo backup e restauração cruzado. Sendo assim ele permite que você (ou o administrador) administre o Backup, Restauração e verificação de dados em computadores de uma rede com sistemas mistos.

Sendo ele um software rápido e Flexível, é considerado um Framework de backup assim podemos implementa-lo em diferentes estruturas corporativas.

 

O Diagrama a baixo mostra que o bacula é um programa de backup em rede.

bacula-applications

Com algumas características, únicas, interessantes como por exemplo:

  • Geração de Volumes em formato Aberto podendo ser lido pelo tar ou pelo Dump dando adeus ao aprisionamento tecnológico;
  • Armazenamento do seu catalogo em banco de dados padrão SQL: PostgreSQL, MySQL ou SQLite.
  • Suporte a compressão dos backups em algoritmos livres GZIP e LZO;
  • GPL – Sem custos com licenças, conhecimento e possibilidade de customização da ferramenta na versão community.

Outras características:

  • Estrutura cliente/controlador dos backups/storage independentes
  • Gerência (operação, configuração e monitoração) centralizada por meio de interface gráfica web multi-usuário ou Ferramenta Administrativa;
  • Console texto de administração, para fins de contingência;
  • Autenticação dos serviços de backup através de senha e de chave criptográfica
  • Armazenamento dos backups em dispositivos de disco e fitas magnéticas;
  • Funcionalidade nativa de limite de tráfego de rede para os backups;
  • Deduplicação por máquina, de arquivos “backupeados”;
  • Backup tipo cópia / migração
  • Inúmeros canais de suportes pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel, etc.)
  • Farta documentação disponível na Internet.
  • Portabilidade (módulos para diferentes sistemas operacionais – Windows, Linux, MAC, etc. – são compatíveis).
  • Infinidade de recursos para a customização de backups.
  • Funcionalidade que permite a execução de scripts (ou executáveis) antes/depois do início de jobs (backup/restore), tanto no cliente quanto servidor Bacula.
  • Operação via linha de comando ou GUI (inclusive, com diferentes interfaces web desenvolvidas pelas comunidades. Destaques: webacula e o bacula-web – ferramentas de visibilidade gerencial, com gráficos, etc., sendo que a primeira ainda possibilita operações de backup, restore…)
  • Suporte a maioria dos dispositivos de storage do mercado (inclusive mídias ópticas).
  • Funcionalidade para o envio de mensagens de log dos trabalhos de backup/restore ou ainda instruções para o operador de backup (diferentes perfis).
  • 100% compatível com o esquema GFS.

O Bacula pode perfeitamente substituir as ferramentas proprietárias mais comuns (Como, por exemplo, o ArcServe da Comuter Associates e o TCM da IBM).

E ainda tem suporte as seguintes plataformas:

  • GNU/LINUX: Ubuntu, Debian, RedHat, SuSe e outras
  • Windows 32Bits e 64Bits
  • MacOS X
  • Solaris, OpenSolaris
  • HP-UX, AIX e FreeBSD

Como funcionam os módulos do Bacula:

Director Daemon

Este serviço é responsável pela administração de todos os processos de backup, restaure, verificação e arquivamento. O Administrador de Sistema usa o Director Daemon para efetuar agendamentos de backup e para recuperar arquivos.

Console Manager

Este programa ajuda o administrador ou o usuário a se comunicar com o Director Daemon, pode ser executado em qualquer computador da rede e em sistemas operacionais diferentes, atualmente existem 3 versões do Console Manager: em texto puro (TTy), em interface gráfica usando bibliotecas do Gnome e uma usando bibliotecas wxWidgets (tanto em formato Unix quanto em Windows).

File Daemon

Este serviço (ou programa cliente) é o software que é instalado na máquina que vai ser protegida pelo backup, ou seja, ele vai ser responsável por enviar os arquivos solicitados pelo Director Daemon pela rede. Ele também é responsável em administrar a gravação dos arquivos de restauração comandados pelo Director Daemon. Existem versões do File Daemon para diferentes sistemas operacionais: Linux, *BSD, Unix, Windows (9x, NT,2000, XP, 2003) e Macintosh (OSX).

Storage Daemon

Este serviço consiste em administrar a gravação e restauração dos dados e atributos dos backups fisicamente em mídias apropriadas, essas podem ser volume de dados gravados diretamente no disco rígido ou alguma mídia removível (Fita, DVD, CD, etc…)

Catalog

O serviço de catálogo é o programa responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup e gerar uma base de dados dos volumes gerenciados pelo Director Daemon. O Catalog agiliza a busca de um arquivo no backup na hora que o administrador de sistema necessita efetuar uma restauração, como ele mantém uma base de indexação dos arquivos gravados, a busca por um arquivo no meio dos volumes é mais rápida.

Bom essa matéria teve o objetivo de apresentar o Bacula e faremos duas matérias por semana, na segunda-Feira e na Sexta-Feira, nos próximos posts conversaremos um pouco sobre o que é um backup, Projeto de um sistema de backup, políticas e melhores práticas, Estratégias de backup e o GFS assim depois de falarmos desses assuntos nos aprofundaremos no Bacula em si.  Espero que tenham gostado desse post, deixem seus comentários e dúvidas.

Um abraço a todos e até a próxima.

Fontes:

Baseado nas informações do Livro Bacula - Ferramenta livre de Backup 
e do Site: http://www.bacula.com.br

Sobre Andre Telles

Atuo na área de T.I desde 1992 então tenho 24 anos de área, trabalho com segurança da informação desde 1995 especialmente com UNIX/Linux, no desenvolvimento de estratégias de Filtragem de pacotes, ILM (Information LiveCycle Manager) e ILP (Information LiveCycle Protection), Roteamento Estático e Dinâmico, Políticas de Segurança, Melhores práticas, Criptografia, LDAP, LAMP e WAMP, Proxy e muitas outras atividades de segurança interna/externa e monitoramento de redes. Faço parte da Equipe do Todos de TI e da equipe de desenvolvimento do UBUNTU, junto à Canonical, e sou sócio proprietário da ACTech Service Consultoria em TI de São José dos Campos.

Veja também

Webinar – Novidades 3CX

O Webinar 3CX Phone System a Inovação em sua telefonia 01/11/2017 às 10:00 da manhã. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ