Home / Todos de TI / serviço dhcp windows server 2008

serviço dhcp windows server 2008

Esse tutorial se trata do serviço dhcp, o que se trata esse serviço? Bom hoje em dia nas empresas e muitos clientes, tem diversas estações e configurar endereço ip em cada estação demanda tempo e muito esforço administrativo do administrador de redes, ou até mesmo da equipe de suporte que poderia estar cuidando de outro chamado e precisa cuidar de problemas com endereço ip, outro motivo é documentar todos os endereços, imagine se uma rede tem 250 maquinas ou 1000 maquinas configurar todas com endereço ip fixo, então para resolver o problema temos o serviço dhcp, ele se trata de um serviço que distribui endereço ip de forma dinâmica, então cada estação que faz parte do range dhcp daquele servidor consegue todas as informações de rede e assim o suporte, administradores de rede não precisam gastar tempo e caso ocorra um erro de endereço ip temos as logs do serviço, centralizando todo o serviço de endereço ip da rede assim com uma administração mais eficaz e facilitando a vida do suporte de TI.

Hoje vou mostrar o serviço rodando no Windows Server 2008 Server r2 service Pack 2, esse serviço roda em distribuições Linux também que será abordado em um tutorial posterior.

  • Primeiro iremos configurar a placa local do servidor com um ip fixo, pelo seguinte motivo caso o servidor for configurado com ip dinâmico também ele pode mudar o ip futuramente e causando problemas para atribuir ips para os clientes. Conforme a imagem abaixo configure a placa de rede do servidor com a classe e mascara de rede mais apropriada.

  • Depois da configuração da placa de rede, agora iremos adicionar e configurar o serviço dhcp, primeiro abrir o gerenciador de servidor, depois clicar em adicionar funções.

 

 

  • Clique em “adicionar funções”, depois marque a opção “servidor dhcp”, marcando a opção vai ser apresentada uma tela de configurações sobre: “configurações dns ipv4”, caso sua rede tenha um servidor dns e queria que o servidor dhcp repasse essa informação ao cliente pode ser configurada conforme a necessidade e dados da empresa referente à informação de endereço, nosso exemplo ainda não temos servidor dns então não vou configurar essa opção. “configurar wins ipv4”, essa opção é configurar o serviço wins protocolo que era utilizado antes do dns para traduzir nomes, normalmente usado em servidores 2000 Server, nosso tutorial não temos nenhuma configuração a respeito referente até pelo fato que as empresas nem utilizam o serviço referente, somente empresas que tenham servidores com Windows 2000 Server vai ser necessário configurar essa opção.  “escopos dhcp”, nessa opção vão adicionar range de ip’s que iremos utilizar para os nossos clientes possam atribuir conforme a imagem.

 

Tem opções de configuração “dns ipv6” e modo de “monitoração do ipv6”, iremos abordar em outro tutorial esses serviços, esse tutorial por enquanto só aborda parte ipv4.

 

  • Depois das configurações clique em instalar

 

 

  • Depois da instalação temos a seguinte tela com o serviço rodando “servidor dhcp”

 

 

  • Para gerenciar o “servidor dhcp” clique em iniciar, ferramentas administrativas, dhcp.

 

 

  • Aqui temos o console de administração do nosso servidor dhcp, nele é possível configuração de um novo escopo caso a sua rede precise, pool de endereços nesse caso mostra range que foi configurado nesse servidor, concessão ativas mostra o tempo que o endereço ip tem para “vencer”, o servidor dhcp como é um serviço de repassar endereços ips para seus clientes pode se determinar um tempo que o cliente pode ficar com esse endereço, assim caso ele saia da rede esse endereço fica livre para um novo cliente adquirir. “reserva”, essa opção serve para configurar um cliente de forma para obter endereço dinamicamente porem que esse endereço foi atribuído ao cliente sempre seja o mesmo, seria uma forma de configurar com o servidor dhcp um endereço “fixo” no cliente, essa configuração é muito útil para servidores que não podem mudar o endereço ip e sistema em rede entre outros casos isso vai depender da necessidade.  Depois para finalizar temos opções para configurações de escopo em ipv6, porem pelo fato do ipv6 ser um pouco mais detalhado, em outra oportunidade irá abordar esse assunto.

 

 

  • Agora iremos testar, com uma estação Windows 7 configurada para obter endereço automaticamente vou mostrar o nosso servidor funcionando, é só deixar a placa de rede do cliente marcada a opção “obter endereço automaticamente”.

 

 

Espero que esse tutorial ajude a galera que está começando mexer com servidores, é muito útil esse tipo de configuração entrelaçado com outros serviços: exemplo servidor nap, wsus entre outros.

 

Obrigado a todos pelo apoio e até próximo tutorial.

 

Chagas compartilhando conhecimento.

Sobre RvSx

Veja também

controlador primário de domínio (PDC).

Como configurar Servidor Samba como controlador primário de domínio (PDC).

O objetivo desse roteiro é mostrar como configurar um servidor Samba PDC compartilhando o diretório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ