Olá pessoal

O Object Storage Services do VIVO OPEN CLOUD é um dos serviços de armazenamento e também estrutura de backup.

Servindo como uma arquitetura de armazenamento multi-plataforma que oferece alta confiabilidade e compartilhamento seguro de dados, o OBS (Object Storage Service) oferece aos clientes armazenamento de dados seguro e confiável a um preço acessível. O OBS oferece recursos poderosos, incluindo criação, modificação e exclusão baseados em S3 bucket, bem como upload, download, replicação, modificação e exclusão de objetos. Ele pode armazenar qualquer tipo de arquivo e é adequado para usuários comuns, sites, empresas e desenvolvedores.

Como um serviço orientado para a Internet, o OBS fornece interfaces de serviço da Web (WSIs) através do Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) e do Serviço de Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTPS). Os usuários podem usar o Console OBS ou clientes para acessar e gerenciar dados armazenados no OBS de qualquer computador conectado à Internet a qualquer hora, em qualquer lugar. Além disso, o OBS é compatível com a maioria das APIs (interfaces da plataforma de aplicativos) do Amazon Simple Storage Service (S3). Os usuários podem invocar as APIs de Representational State Transfer (REST) ​​da OBS e os kits de desenvolvimento de software (SDKs) para desenvolver o software que se adapta a aplicativos da camada superior ou se conectar ao armazenamento do Amazon S3.

Os serviços não são baseados em dólar totalmente em consumo em reais (R$).

Você paga o que consome e não um drive com um tamanho só.

2 Ferramentas oficiais homologadas para geração de backup são:

  • Commvault backup

Feito para grandes volumes de backup, voltada para empresas grandes que queiram realizar backup acima de 8TB (Dois Terabytes) de dados.

http://marketmettle.com/knowtelefonica/7144-commvault-cloud-compatibility-flagged-by-telefonica

  • CloudBerryLabs

https://fabiosilva.com.br/2015/07/29/cloudberry-inovacao-em-backup-na-nuvem-nuvem-hibrida-e-nuvem-privada/

Veja os 2 sites oficiais https://www.cloudberrylab.com/ e https://www.commvault.com/

Outro ponto muito interessante, se você quer utilizar qualquer ferramenta de backup que enxergue um diretório Windows veja esta ferramenta abaixo:

TNTDRIVE – Uma ferramenta desenvolvida para ambientes Windows que ele simula um restapi que você exerga o OBJECT Storage Services como um drive normal no Windows.

https://tntdrive.com/

Como disse o Object Storage ele é baseado no protocolo do S3.

O mapeamento é bem simples, basta inserir a chave do Bucket e conseguir mapear normalmente como na imagem acima.

99% dos softwares pagos ou gratuitos de mercado enxergam diretórios do Windows, basta você escolher o software de seu gosto e realizar seu backup ou armazenamento sem crise.

Para a criação de um bucket é bem simples.

No Menu lista de serviços escolha Object Storage Service

Bem fácil, criar Bucket

No próximo passo, você irá escolher qual região da VIVO você quer, no nosso caso o Brasil, mas você também pode escolher Mexico, Chile, Argentina, USA e Peru.

Escolha que tipo de frequência de dados você irá escolher, Padrão para qualquer tipo de arquivo, Padrão é para quem ainda não tem uma definição de visão dos seus dados, calor para quem tem muita frequência e manipulação de dados e frio para quem armazena e não tem frequência ficando muito mais barato o armazenamento.

A politica é importante ressaltar pois seu arquivo pode ficar publico ou não, para privado, leitura publica e leitura e gravação publicas. O segundo e o terceiro é legal para quem vai armazenar dados web que podem ser consultados publicamente ou somente para leituras. Exemplo site estático.

Depois criar para sacramentar a criação do bucket.

Pronto, o bucket esta criado e pronto para usar.

Você agora pode criar pastas e aqui mesmo carregar arquivos, usar as apis ou utilizar os softwares mencionados acima como o Commvault, Cloudberry ou com o TNTDrive usar qualquer um software de armazenamento de mercado.

Lembrando ainda que o TNTdrive você também pode não usar software nenhum e armazenar dados caso seu servidor esteja com disco cheio ou precisando de espaço físico local.

Recomendo fortemente.

Veja que facilmente você carrega qualquer arquivo do seu disco local.

Espero que você aproveite este serviço sensacional do Object Storage Services do VIVO OpenCloud.

Até a próxima pessoal.

Abraços

Apoiando soluções Azure, AWS, Google Cloud, Office 365 e Soluções híbridas. Metodologia Ágil e solucões Devops. Anterior na Disal de Tecnologia como Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses.

%d blogueiros gostam disto: